O modelo ‘Empreendedor Individual’ e investimento inicial de R$ 3.165, oferecem boas oportunidades para quem dispõe de pouco recurso para abrir o próprio negócio.
Um exemplo disso é a Drywash.
Com possibilidades em todos os segmentos, as microfranquias, modelo de negócio com teto de investimento até R$ 105 mil, ganham impulso nas crises, puxadas principalmente pelos profissionais que investem a rescisão para gerar renda por meio do próprio negócio.
Dados do Portal do Franchising, da Associação Brasileira de Franchising (ABF), refletem essa demanda por parte dos empreendedores: 85% das buscas são por modelos com investimentos até R$ 100 mil.
Do lado das franquias, os números também subiram: dados do Raio-X do modelo, divulgado em junho último pela ABF, apontam que sua participação subiu de 28,9%, em 2020, para 36,9% em 2022. Só na virada 2021-2022, a variação foi de 39,8%.
Além do aumento do tempo médio de atuação dessas redes (26,8% acima de 2 anos, 22,4% acima de 4 anos, e 19,9% acima de 10 anos), o estudo detectou expansão em modelos home based ou virtuais. Ou seja, sem ponto de venda – e melhor, sem esse tipo de custo fixo.
Vale lembrar que as redes podem ou não cobrar taxa de franquia, royalties ou fundo de marketing – e, assim, o investimento pode ultrapassar, mesmo pouco, o valor.
Portanto, é importante pesquisar bem antes de investir. Outro toque importante é não colocar todo o montante disponível na operação.
1 – FIADOR WEB – R$ 1,5 mil
Rede de seguros e garantias voltada para imobiliárias, administradoras de condomínios e construtoras. Oferece um sistema inteligente de gestão de produtos de seguro integrado à imobiliária, ou operacionalizado via home based por corretores. Informações no Portal do Franchising.
2 – MARIA HONOS GASTRONOMIA CASEIRA – R$ 1,8 mil A indústria de congelados do centenário Grupo Neffa trabalha com um modelo diferenciado de franquia, no qual os franqueados compram o estoque inicial do produto (no valor aproximado de investimento inicial), que são embalagens do tipo marmita com refeições já prontas.
Aptas para consumo, as refeições e lanches do cardápio podem ser regenerados e montados imediatamente em quatro minutos, sem necessidade de especialistas em gastronomia, diz Lúcia (Xuxu) Murad Neffa, diretora do Grupo Neffa e da rede.
Após a compra, o revendedor mantém os pratos em refrigeração própria e faz a venda, explica. E não há royalties: ele só paga pelo estoque do produto, que pode variar de acordo com a quantidade desejada. “O contrato é entre o revendedor e a rede, dentro dessas diretrizes.”
3 – GIGATRON – R$ 2,5 mil
Rede especializada em softwares de gestão para micro e pequenas empresas desde 1998. Criou, pouco antes da pandemia, o “Plano Habitacional”, modelo de baixo investimento com foco na expansão em cidades menores (até 100 mil habitantes).
Aqui, o investimento inclui taxa de franquia e capital de giro, e as unidades têm custo fixo administrativo e licenças ilimitadas dos softwares GigaERP e GigaChef para clientes na mesma cidade de atuação da franquia, “levando oportunidades para essas pessoas conseguirem investir no modelo de negócio e empreenderem”, segundo o diretor comercial Victor Ruiz.
Sendo assim, do valor que comercializar o produto para o cliente final, não há repasse para a franqueadora. A ideia é gerar maior faturamento ao franqueado, com média mensal de R$ 5 mil, e retorno previsto entre um a dois meses. Hoje, a Gigatron tem 12 unidades nesse modelo, e pretende abrir mais 10 ainda este ano.
4 – DRY WASH – R$ 3.165
A rede pioneira no método de lavagem de veículos a seco e estética automotiva, que detém a patente da tecnologia, conta com o modelo de microfranquia “Empreendedor Individual”.
Destinada a empresários iniciantes, a franquia de baixo investimento pode ser operada na garagem do cliente ou em qualquer vaga coberta, informa a rede.
Criado para dar oportunidade a todos os perfis de pessoas, segundo o fundador e diretor geral Lito Rodriguez, o modelo pode ser iniciado mesmo sem capital.
“O franqueado (Empreendedor Individual) optante pelo MEI ou Simples Nacional pode parcelar o valor em 10 vezes, e pagar com o próprio resultado do negócio.”
O modelo tem um master franqueado local (investidor), que investe na instalação da operação, e os empreendedores serão operadores, livres dos investimentos iniciais e risco de capital, explica Rodriguez. O retorno previsto é de um a 24 meses.
“Temos microfranqueados com ganho líquido mensal de R$ 3 mil, R$ 7 mil, R$ 10 mil e R$ 15 mil”, diz, lembrando que a meta é atingir 160 microfranquias em 2022.
5 – QYON TECNOLOGIA – R$ 5 mil
Franquia home based de soluções de tecnologia com inteligência artificial para gestão de negócios. Nascida em 2020, tem 77 unidades, e deve finalizar 2022 com mais de 100. O franqueado atua como consultor de gestão e tecnologia para empresas de diversos segmentos e escritórios de contabilidade, com controle das soluções 100% em nuvem.
Marcos Paulo de Castro, diretor comercial e de parcerias, diz que a microfranquia surgiu para facilitar a entrada de quem comercializa serviços e quer empreender em tecnologia a um risco de baixo custo, e empresários que querem ampliar o portfólio de negócios.
O investimento inicial é de R$ 5 mil, mas há uma taxa de franquia de R$ 5.625, totalizando R$ 10.625, e com retorno previsto para seis meses. Castro explica que, além do valor mais enxuto, a Qyon parcela esse investimento inicial em até 12 vezes sem juros.
“Assim, a própria entrada de receita de vendas paga o custo de aquisição, ajudando no fluxo de caixa do empreendedor e diluindo o risco de custo no planejamento de negócios”.
6 – LIMPEZA COM ZELO – R$ R$ 2,5 mil a 6,5 mil
Especializada em limpeza profissional de residências, condomínios e escritórios, a rede oferece modelos de negócio voltados aos MEIs ou donos de empresa no regime Eireli (único sócio).
No modelo para MEIs, o investimento inicial é de R$ 4 mil, com equipamentos, produtos e treinamentos completos para iniciar a operação, ou de R$ 6,5 mil (garantia de R$ 2 mil de faturamento). A taxa de franquia é de R$ 1 mil, com faturamento médio previsto de R$ 5 mil, lucro mensal de 70% (sozinho ou com um funcionário) e retorno de até três meses.
Aqui, o franqueado inscrito no MEI é quem de fato fará a limpeza, ficando sob escopo de outro franqueado da rede na categoria regional, que detém mais estrutura como um escritório, e garante clientes, demanda e o suporte necessário.
Já no modelo Eireli-ME, voltado à limpeza comercial, o investimento inicial é de R$ 2,5 mil (equipamentos, produtos e treinamentos completos), mas a taxa de franquia é de R$ 6,5 mil, com faturamento médio mensal a partir de R$ 25 mil e lucros de 20%. O prazo de retorno é de até 12 meses, sozinho ou com até dois funcionários.
Há nove anos no mercado, a Limpeza com Zelo, que possui 60 unidades espalhadas pelo país e dois escritórios regionais – São Paulo e Rio de Janeiro – é a única empresa que oferece aos franqueados garantia mínima de faturamento, segundo o presidente Renato Ticoulat.
“O plano de negócios é uma garantia real face às dúvidas que os investidores podem ter após a pandemia, além dos cuidados para não gastar suas economias em vão.”
7 – TZ VIAGENS – R$ 6.750
Franquia do Grupo Schultz com presença internacional, atua com consultoria turística home based, com amplo portfólio de produtos e serviços turísticos.
Criada em 2019, a rede nasceu de olho nas mudanças no comportamento de consumo e do comprador on-line. Por contar com uma Universidade Corporativa, não exige experiência anterior em turismo, nem conhecimento em franquias, mas empreendedores que “amam viajar e gostam de pessoas”, diz o CEO Paulo Manoel.
“Com o novo formato de negócio, conseguimos romper a barreira da limitação monetária e trazer empreendedores que sonham com o negócio próprio, com investimento baixo, e a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar do mundo com boa renda no final do mês.”
Quanto ao prazo de retorno do investimento, a projeção é de 12 a 24 meses. “Mas existe uma grande diferença quando falamos de um franqueado que dedica tempo integral e consegue chegar a R$ 100 mil mensais. Em tempo parcial, a média é R$ 30 a R$ 50 mil.”
8 – TUTORES – R$ 7 mil
Franquia especializada na prestação de serviços de educação multidisciplinar por meio de tutorias, reforço escolar, aulas particulares e cursos livres com mais de 20 unidades espalhadas em todo o Brasil. O perfil do franqueado é de professor com formação, ou que contrate um profissional formado para prestar serviços de estimulação cognitiva para alunos com dificuldade de aprendizagem.
Já foi eleita a melhor microfranquia do Brasil em 2013 pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e recebeu o Selo de Excelência ABF por cinco anos. Além do investimento inicial, há taxas de royalties e fundo de marketing. O prazo de retorno é de 12 a 18 meses. Para mais informações, acesse o site ou o Portal do Franchising.
9 – CARICANECAS – R$ 7,5 mil
Um dos estandes mais visitados da ABF Expo, com o chamariz de caricaturas digitais impressas em canecas, o modelo home based que une “arte em um produto útil ao baixo investimento”, como diz a rede, exige estrutura mínima para empreender: basta um computador com acesso à internet.
Já a franquia fornece material de comunicação, e prensa cilíndrica de impressão nas canecas.
Também ensina o caminho das pedras para divulgar o negócio, se relacionar com os clientes e abrir mercado. Os franqueados, ao realizarem uma venda, enviam as fotos para a franqueadora para os desenhistas fazerem as caricaturas, que são 500 por dia, em média. Os ganhos ficam acima de 50% por unidade (R$ 59, sendo R$ 45 do desenho e R$ 14 da caneca), com retorno de investimento em até seis meses.
No mercado desde 2016, “quando nem se falava em home office”, e empregando 70 artistas, segundo o CEO e fundador Dinho Medeiros, a Caricanecas tem hoje 617 franqueados, 10 licenciados da marca nos Estados Unidos e três lojas.
Para quem tem o perfil, a rede oferece uma espécie de “Plano de carreira”, que pode seguir para o modelo “Eventos”, de aporte maior (R$ 19,9 mil), que surgiu com a demanda reprimida de festas e casamentos na pandemia, até chegar ao modelo “Loja”, como as três já existentes. “Com franqueados que devem partir do home based para eventos e outras adesões, chegaremos a 120 unidades em 2022.”
10 – BELLAZA – R$ 9 mil
Rede on-line de maquiagens e cosméticos nacionais e importados. Em formato home-office, não exige local físico nem estoque de produtos para operar a franquia, apenas um computador com acesso à internet para o franqueado divulgar os produtos e revender para todo o país.
Cada franqueado tem uma loja on-line personalizada, e a central da marca é a responsável pelas entregas. Também disponibiliza um time de consultores e suporte em marketing.
De acordo com a rede, além do investimento, o único custo fixo é de R$ 39 mensais referentes à manutenção do site. O retorno se dá entre 12 e 24 meses, e a margem de lucro varia entre 30% e 50%. Para mais informações, acesse aqui ou o Portal do Franchising.
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