A doença é causada por um vírus que é altamente contagiosa e afeta 90% das pessoas com baixa imunidade, que compartilham espaços com pessoas contaminadas. O surto de sarampo está causando muita preocupação em toda sociedade principalmente nos moradores de condomínios que compartilham espaços, o que favorece o contágio.
Segundo dados informados recentemente pelo Ministério da Saúde, São Paulo lidera o ranking com 350 infectados, o que representa 82% de todos os registros do país, e já foram registrados 426 casos da doença em sete estados diferentes do Brasil.
O SUS (Sistema Único de Saúde) do estado de São Paulo tem reforçado através das campanhas, a imunização com a vacina disponível para a população direcionado para o grupo de 15 a 29 anos, esse que é a segunda maior incidência de contágio da doença. E os grupos com incidência maior são de crianças com menos de 1 ano, ressalta que precisam de autorização dos pediatras para a vacinação.
A transmissão da doença acontece por meio do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada quando ela tosse, espirra e respira.
Algumas recomendações como cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar, usar lenços descartáveis para higienização, não tocar nos olhos, dar preferência a lugares arejados, são dicas para evitar as doenças comuns em ambientes compartilhados.
Os condomínios que são locais onde tem o maior numero de pessoas em contato constantes, deve ficar atento ao aumento da doença e buscar alternativas para incentivar os moradores a se proteger da doença.
Segundo o especialista em condomínios da GS Terceirização, Amilton Saraiva: “A publicação pode ser feita a partir de cartazes, que devem trazer as principais informações — local da vacinação, horário de atendimento e riscos à saúde”, comenta.
A recomendação é que os moradores e administradores fiquem em alerta ao aumento da doença, e que áreas como elevadores e corrimões precisam ser bem higienizados, e assim evitar uma proliferação maior do vírus. Mas em todo caso se houve o surgimento de algum caso, é recomendável sempre procurar atendimento médico.
Leia mais: Enem 2019 especialista da dicas para os estudos
- Mais Shopping recebe a 2ª Edição do Torneio Latino-Americano de Boxe perto da Vila Olímpia - 29 de outubro de 2024
- Dia do Orgulho LGBT+: o que avançou na nossa legislação? - 25 de junho de 2024
- Conheça os benefícios de comer macarrão antes de dormir - 25 de junho de 2024
O Portal Vila Olímpia SP faz parte da Rede SP de Notícias, um dos serviços da Ai Press Assessoria de Comunicação e Produção Audiovisual. Empresa com profissionais experientes que tratam o seu negócio com Respeito.