Alunos do Ensino Fundamental I e Educação Infantil serão as estrelas de uma manhã de autógrafos bastante diferente, no próximo sábado, dia 19 de outubro, a partir das 10h da manhã, eles estarão reunidos na Livraria Saraiva do Shopping Vila Olímpia, para o lançamento dos livros redigidos e ilustrados por eles.
A ação integra a etapa final de um projeto desenvolvido pela escola paulista CRIEM e que tem como objetivo central estimular o amor pela escrita, pela leitura e pela literatura, o desenvolvimento do projeto multidisciplinar teve duração de seis meses, e envolveu as disciplinas de literatura, artes e inglês.
Iniciado com a visitação à exposição “Ziraldo… de A a Zi”, no Sesc Interlagos, o projeto pedagógico buscou estimular o contato dos alunos com as principais obras do artista, considerado um dos maiores cartunistas do Brasil.
Após conhecer não apenas os personagens criados por ele, mas também sua biografia, a escola buscou valorizar o dinamismo, a multiplicidade e a análise crítica e humorada da sociedade brasileira.
A partir da leitura de A Ponte do Rio Uai, Histórias de Carolina e Pra Que Dinheiro e Tia, Te Amo, o corpo docente provocou a interpretação e discussão das temáticas dos livros, estimulando os alunos a produzirem uma releitura das obras, com um desenrolar diferente da original.
O projeto que atua de uma maneira interdisciplinar, envolveu também as disciplinas de Educação Artística e Inglês, segundo Fabiana Souza, Diretora do CRIEM.
“Estimulamos os alunos a desenvolver as ilustrações de seus livros, considerando, como aprendizagem técnica, o estudo do traço característico de Ziraldo. Além disso, nas aulas de inglês, eles trabalharam com a descrição dos personagens, reforçando conhecimentos trabalhados anteriormente”, destaca a diretora.
Inovação na educação
Além do projeto literário, as obras de Ziraldo foram inspiração para atividades com foco no estímulo à cultura da inovação, que culminaram em um hackathon.
As turmas do Ensino Fundamental I do Criem participaram de maratonas de inovação direcionadas à resolução de problemas como parte do conteúdo programático.
Que tem a duração de um mês, o projeto teve como premissa desenvolver habilidades pedagógicas e sociais com foco na formação de profissionais do futuro.
Focado em alunos de segundo, terceiro e quarto anos do Ensino Fundamental, as temáticas dos projetos foram relacionadas às obras de Ziraldo trabalhadas em sala de aula durante o primeiro semestre.
A partir da leitura dos livros Histórias de Carolina e Pra Que Dinheiro, surgiram os temas a serem desenvolvidos na maratona: Comprando em 2050 – Como será?; A Matemática e o Meio Ambiente; e Cidades e os Problemas para se Viver Nelas.
Dividido em quatro momentos, o projeto demandou dos alunos raciocínio crítico-analítico em todas as fases, da ideação, onde são incorporadas estratégias e metodologias de design thinking, a fim de compreender o cenário trabalhado; ao pitch público, passando pela prototipação.
E também conta com a apresentação dos projetos à comunidade extraescolar, realizada em 5 de outubro, quando nove famílias de alunos da educação infantil avaliaram os projetos, julgando habilidades como apresentação oral, demonstração do protótipo e defesa da ideia.
“No contexto escolar, o hackathon favorece o desenvolvimento de diferentes habilidades, além da consolidação do conhecimento formal e multidisciplinar na medida em que estimula a busca por soluções criativas a partir de aprendizados em sala de aula.”, conta Fabiana.
Os alunos desenvolveram protótipos para alentas de enchentes, pagamentos desassociados de cartão ou do celular e realizados por meio de biometria, como leitura de íris ou de impressão. Durante a maratona, foram estimuladas a avaliar as próprias ideias pensando na viabilidade e escalabilidade das propostas.
”A ideia da competição é a de desenvolver a capacidade de atuar com foco na resolução de problemas e, ainda, de maneira empreendedora, ajudando as crianças a desenvolver habilidades sociais e profissionais importantes, como autonomia, criatividade, inovação, pesquisa, expressão oral e divisão de tarefas, além de incentivar o desenvolvimento da cultura digital e o interesse por programação”, completa a Diretora.
Serviços:
Data: 19 de outubro.
Horário: A partir das 10h da manhã.
Local: Livraria Saraiva Shopping Vila Olímpia
Endereço: Rua, Olimpíadas, 360 – Vila Olímpia, São Paulo – SP, 04551-000.
- Mais Shopping recebe a 2ª Edição do Torneio Latino-Americano de Boxe perto da Vila Olímpia - 29 de outubro de 2024
- Dia do Orgulho LGBT+: o que avançou na nossa legislação? - 25 de junho de 2024
- Conheça os benefícios de comer macarrão antes de dormir - 25 de junho de 2024
O Portal Vila Olímpia SP faz parte da Rede SP de Notícias, um dos serviços da Ai Press Assessoria de Comunicação e Produção Audiovisual. Empresa com profissionais experientes que tratam o seu negócio com Respeito.