Método de gestão EAG reúne grupo seleto de empresários e democratiza acesso ao Conselho Consultivo para pequenas e médias empresas
As práticas de implementação do Conselho de Administração e Conselho Consultivo são comumente encontradas na governança das grandes empresas. Sendo o primeiro, obrigatório para os casos de companhias abertas e economia mista. Enquanto o Conselho de Administração recebe poderes de sócios e a eles presta contas, está diretamente vinculado à determinação de tomadas de decisões em uma empresa. Já o Conselho Consultivo não tem responsabilidade legal com relação à empresa, fornece pareceres e recomendações que não necessariamente serão adotados pela organização, mas desempenham um papel fundamental no aconselhamento das tomadas de decisão de uma organização, inclusive das pequenas e médias, quando implementados os rituais de governança acessíveis a esses modelos de negócio.
Os conselheiros consultivos atuam como uma comissão orientando líderes e gestores nas medidas a serem tomadas para o desenvolvimento da organização, possuem visão e pensamento estratégico, dando suporte e orientação para a gestão da empresa nas áreas essenciais, como operações, financeira, comercial, marketing, preparando o dono da empresa para dar o próximo passo, afastando-o da solidão do poder. A existência de um Conselho Consultivo traz mais maturidade e qualidade para o trabalho de uma empresa.
Essa realidade, ainda distante para as pequenas e médias empresas começa a ser democratizada no mercado, através do método do EAG (Empresa Autogerenciável). Uma nova oportunidade para os donos de pequenas e médias empresas, que começam a vivenciar no dia a dia a necessidade de implementar em seus negócios esse tipo de governança. Liderada pelo empresário, especialista em gestão empresarial, e idealizador do método EAG (Empresa Autogerenciável), Marcelo Germano, a implementação do Conselho Consultivo profissional para pequenas e médias empresas já começa a ser realidade no Brasil:
“Até hoje, isso foi algo inacessível para pequenas e médias empresas, porque sempre foi formatado para atender os interesses de grandes empresas. As empresas brasileiras, por tradição ou hábito, não têm o que chamamos de governança corporativa. O Conselho Consultivo faz com que o pequeno e médio empresário consiga dispor de ferramentas efetivas que as grandes corporações possuem para jogar um jogo diferente, ter performance diferente, criar reputação, credibilidade no mercado, e se um dia quiser partir para o processo de levantar investidores para alavancar o negócio, processo de vendas ou fusão, é uma empresa que gera mais valor para o investidor, porque tem práticas de governança funcionando nela. A governança corporativa traz, por assim dizendo, essa sensação de segurança.”
Os conselheiros dão suporte na análise de mercado, na identificação de oportunidades ao negócio, análise de risco, no estabelecimento de objetivos e metas, na implementação de medidas de redução de custos, enfim, nas decisões estratégicas, atuando como verdadeiros mentores para os empreendedores na operação da empresa, assim como complementa Marcelo Germano:
“O Conselho Consultivo ajuda o dono de uma pequena e média empresa a discutir a estratégia, com alguém de fora do negócio mas com bagagem e conhecimento de negócio. O conselho elimina a solidão de poder, pois cria um vínculo de confiança onde o dono do negócio pode discutir tanto questões estratégicas, quanto problemas que o aflige no dia a dia, desde sucessão e problemas familiares que afetam a empresa, até mesmo uma possível venda da empresa. O Conselho é formado por profissionais capacitados que tem a visão, vivência e experiência de negócios. Olhando a empresa sobre uma outra perspectiva, ele alinha a estratégia, e o dono da empresa é responsável pela execução da estratégia. Dessa maneira, o empresário pode ter muitos insights, metas definidas com foco em resultados, entendendo quais são os planos de ação, entendendo o que precisa ser feito para vencer cada desafio em cada etapa.”
Jornada solitária do empreendedor e a importância dos Conselhos Consultivos
Os donos de pequenas e médias empresas trabalham, muitas vezes, em jornadas solitárias, tomando as decisões mais difíceis para o andamento do negócio. Diante de uma rotina de trabalho que chega a 16 horas por dia, dificilmente esse empresário para pensar sobre os rumos do negócio. Ele vive a rotina desgastante do dia a dia, apagando incêndios, e com isso a empresa fica estagnada. “Se você está trabalhando para fazer a sua empresa funcionar, quem está trabalhando para fazê-la crescer?”, é uma frase questionada pelo idealizador do método do EAG, Marcelo Germano.
É por isso que apostar em um Conselho Consultivo pode se tornar uma ferramenta de gerenciamento poderosa para empresas de pequeno e médio porte, podendo mitigar riscos e melhorar os resultados.
Assim como é o caso do empresário Filippe Réus, 33 anos, do ramo da construção civil, empresa Concretize – do município de Içara/Santa Catarina. Ele é um dos confirmados no evento Comandantes de Alto Impacto:
“Minha expectativa em relação ao evento é muito grande. Estou com o EAG há mais de dois anos e nesse tempo triplicamos o nosso faturamento, duplicamos a quantidade de colaboradores e, ao mesmo tempo, reduzimos bastante o caos na nossa empresa, as urgências que possuíamos. Conseguimos trazer um ambiente de trabalho muito mais saudável para os nossos colaboradores, e essa nova etapa que vamos iniciar é um momento muito importante para mim. Quando iniciamos, não imaginávamos o quanto a metodologia do EAG iria agregar para nós e o quanto iríamos crescer. Tudo o que aplicamos e estudamos fez muito sentido. Agora, temos metas audaciosas neste ano, porque temos coisas novas para vir. Por isso, achamos muito importante estarmos neste evento, com pessoas que estão há muitos anos no conselho de empresas multinacionais e grandes empresas, com colegas empresários que vão participar do grupo também. Estamos buscando novos conhecimentos e expandir a nossa mentalidade, buscar realmente ajuda de quem passou por muitas coisas que nós ainda não passamos. Então, estamos muito empolgados com essa troca, veio exatamente na hora certa.”
Evento no WTC – Comandantes de alto impacto: Conselho Consultivo profissional
O evento “Comandantes de alto impacto”, que acontece no espaço WTC (World Trade Center), em São Paulo, nos dias 18 e 19 de fevereiro, é tema inédito para os pequenos e médios empresários que buscam implementar de forma profissional e estruturada o Conselho Consultivo em suas empresas. A partir de técnicas de gestão empresarial, acompanhamento de mentoria individualizada, o grupo seleto de empresários se reúne em salas com conteúdos programáticos especialmente voltados para a direção de gestão das empresas através da implementação dos Conselhos Consultivos. Com metodologia própria, o Conselho Consultivo é formado por profissionais experientes, altamente capacitados, líderes mentores em gestão empresarial, com corpo direcional especializado na atuação dos negócios.
Com o objetivo de auxiliar os empresários no estabelecimento e alcance de seus objetivos, esse formato tem como missão principal a orientação em relação à gestão da empresa, por meio de técnicas e estratégias que implementam da melhor forma seu plano de ação.
Vão ser quatro encontros presenciais ao longo do ano, com a mentoria do idealizador Marcelo Germano e a equipe exclusiva de líderes e gestores das áreas do marketing e comercial, além da direção especializada no fornecimento do corpo consultivo. Com conteúdos de governança, o evento vai proporcionar a formação de comunidades e redes de relacionamentos seletos e exclusivos, com a missão colaborativa de gerar mudanças e alavancar os resultados nas empresas. O evento “Comandantes de alto impacto” é voltado para empresários que possuem resultados exponenciais nas empresas que lideram, com entregas acima da média, fazendo a diferença como líderes em seus segmentos empresariais.
- Mais Shopping recebe a 2ª Edição do Torneio Latino-Americano de Boxe perto da Vila Olímpia - 29 de outubro de 2024
- Dia do Orgulho LGBT+: o que avançou na nossa legislação? - 25 de junho de 2024
- Conheça os benefícios de comer macarrão antes de dormir - 25 de junho de 2024
O Portal Vila Olímpia SP faz parte da Rede SP de Notícias, um dos serviços da Ai Press Assessoria de Comunicação e Produção Audiovisual. Empresa com profissionais experientes que tratam o seu negócio com Respeito.